sábado, 26 de maio de 2012

TRABALHANDO COM COURO


Final de semana passado, eu e o Fábio (parceiro de mato) resolvemos botar a mão na massar. Havíamos encomendado a dois meses atras, couro de búfalo do Marajó. Um couro bonito e muito resistente. Encomendamos 1.50m², parece pouco mas dá pra brincar bastante. Como iriamos fazer bainha para facas, facões e machadinha, pedimos um couro já um pouco mais duro.
Bem aqui na região não achei ferramentas e materiais de guasqueio pra trabalhar o couro. As alternativas são: você faz as suas,  você importa ou você improvisa. No meu caso, me utilizo da última opção.

A primeira parte foi tirar os moldes de papelão, era o que eu tinha mais abundante aqui em casa. Nesse caso utilizei uma tesoura. Pra fazer o corte no couro deixei uma camada de papelão embaixo pra não cegar a lâmina do estilete na minha mesa de bar. Depois com o molde encima do couro, passamos o estilete. 








Lixamos as partes que levariam cola com lixa 80 e 60 de madeira.  Na primeira passada de cola, o couro vai sugar a cola sendo necessário mais uma passada. Uma dica do Fábio sobre a cola é que você não precisa esperar tanto para trabalhar a peça por conta da cola. Depois que você passar a cola, deixe as partes na frente do ventilador por uns 5 minutos. Dai você coloca as peças uma sobre a outra para posiciona-las. Se estiverem alinhadas, ai você vai pressiona-las e depois usar uma marreta de borracha e bater nas bordas para pressionar ainda mais.










Fizemos um teste prévio de encaixe pra evitar  que a bainha fique muito apertada e a lâmina não entre. Se necessário, tire algumas lascas do couro pra melhorar o encaixe.





Juntamos a peça da faca com a do facão.





 
Depois de colar as peças, é hora de fazer os furos da costura. Usamos uma furadeira e a broca era um prego pequeno com a cabeça cortada. Observe bem o ângulo, pois o furo pode ficar torto e sempre dê mais de uma passada pro furo fica limpo. É importante ter embaixo um apoio de madeira. Senão a furadeira não vai encontra resistência e vai bater e marcar o couro.




A costura é feita manualmente em zig-zag com duas agulhas grossas e linha nº 18. As linhas se cruzam dentro do mesmo furo e passam para o seguinte. Faça a costura depois de ter envernizado ou selado o couro, pois assim a costura fica em destaque.




Adicionei também o encaixe da pederneira e o resultado depois de 5 horas foi esse.




Vejam o detalhe da costura.





Pra deixa-la com um aspecto mais escuro e envelhecido, passei graxa preta de sapato (nugget) com uma escova e depois passei um pano pra dar brilho. O resultado foi esse:





A brincadeira rendeu e fizemos outras coisas.





 Em uma outra oportunidade postarei um vídeo mostrando mais detalhes. Sobre as facas, facões e suas capas.

Até a próxima.