quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UTILIDADES DA MALVA



Hoje ela passa quase desapercebida, mas em um passado recente a malva foi um dos principais produtos de extrativismo na região amazônica.  Meus ancestrais diretos ( pais, mães e avós) fizeram parte dessa história de extrativismo nos campos de malva e na utilização da madeira e galhos para uso doméstico. No meu caso brincadeiras de infância. Além disso posso dizer que ela possui bem mais utilidades, principalmente no que diz respeito as praticas primitivas de construção e artesanato a partir da utilização de suas propriedades.

Um Pouco da História.


Tsukasa Uyetsuka. fonte: site globo rural
Quem não conhece confunde muito a malva com a juta por elas serem cultivadas para o mesmo proposito, que é a extração da fibra vegetal. A juta (Corchorus Capsulares) é uma planta que foi trazida pelos japoneses durante a imigração especificamente no  amazonas de 1927 a 1930. Este processo foi coordenado por Tsukasa Uyetsuka por meio de uma acordo entre Japão e o governo Amazonense, onde seria cedido 1 milhão de hectares de terra para imigração japonesa.

Sendo que, em 1934 depois de muitos testes, começaram a aparecer os primeiros pés de juta de boas qualidade e em 1937 aconteceu a primeira exportação comercial. Parte dela veio pra Belém e eu acredito que também foi neste período deva ter ocorrido a plantação dessa espécie pelos imigrantes que aqui ficaram.

A malva é uma planta típica da amazônia e já era cultivada desde os anos 30 no estado do Pará e que só começou a ser cultivada comercialmente no amazonas aliado a juta em 1971. (Fonte: ESTUDO CONTÁBIL PARA A INSERÇÃO TECNOLÓGICA NA PRODUÇÃO DE FIBRAS, A PARTIR DE MALVA E JUTA, NA COMUNIDADE DE BOM JESUS NO BAIXO SOLIMÕES - por SILVIA ELAINE MOREIRA)

Minha relação com a Malva

Quando era criança brincava muito com a malva. Como a vara dela é relativamente reta, eu a usava para várias brincadeiras. Mas a principal era fazer flechas, adicionando penas de pato e ponta de espinho de limoeiros. O arco era de qualquer madeira flexível que encontrasse. O alvo normalmente era uma bananeira. Isso me foi ensinado por um vizinho e grande amigo da família de apelido “Castanhal”, pois ele era dessa cidade. Ele sempre falava de sua infância e que assim como eu, adorava construir seus próprios brinquedos. 

No interior sempre vi minhas tias e avós usando os galhos de malva na cozinha, normalmente ficava um fardo próximo ao fogão de barro. No vídeo abaixo falo um pouco mais minha relação com essa planta.




O que se pode fazer com a malva?

Urena Lobata L

Percebam que até o momento eu não falei muito dos predicados da malva(exceto no vídeo), pois apesar de na internet você encontrar muitas plantas com o mesmo nome, me refiro a malva de nome científico Urena lobata L, cujas propriedades descreverei logo abaixo.

* A malva é extremamente inflamável quando seca e fácil de quebrar (menos a base), ideal para iniciar fogo, por isso minhas tias e avós sempre tinham um fardo perto do fogão de barro. Podem substituir os gravetos no preparo de uma fogueira. Porém não dá pra usa-lo logo que retira-lo, será necessário deixar um tempo secando. Ideal para acampamentos permanentes ou de mais de um dia.

* Apesar de sua baixa resistência, ela cumpre o papel de flecha para pequenos animais. Desde que haja uma boa ponta perfurante, osso por exemplo.

* A entre casca da malva possui uma fibra que pode ser usada pra diversos artesanatos como: corda, sacarias, bolsas, ninhos para fogo. A fibra dela é bem mais resistente que a da juta.

Como retirar a fibra

Segundo meus avós que trabalhavam com ela no seco, você retirava a planta até fazer um fardo. Retirava as folhas, os pequenos galhos, amarrava o fardo e deixava de molho normalmente em um igarapé. Depois era só retirar a fibra. Já a minha mãe trabalhou com a malva em área de várzea, ou seja, ela retirava a fibra já na água, como é feito ainda hoje no Amazonas.

O fato que você pode tirar a fibra sem pô-la na água, mas fica mais difícil dessa forma.


Bem.. é isso pessoa, se eu encontrar mais uma coisa sobre essa planta certamente atualizarei esta postagem afim de deixa-la mais completa.

Um abraço a todos, comentem e até próxima.